Projeto executado - Automação e Integração de Sistemas

Integração entre sistemas de automação e câmeras IP.



Projeto de Rede de Computadores, Automação e Monitoramento.

Automação da iluminação em toda a casa e dos equipamentos de áudio/vídeo no HomeTheater. Monitoramento digital no quarto de crianças, varanda e porta de entrada. Todos os itens são comandados por tablets, smartphones e notebooks, utilizando a rede de computadores como meio de comunicação, sendo assim o controle é feito de qualquer lugar da casa ou pela internet.


A casa inteligente interage de forma automática ligando e desligando as luzes, tv e sanduicheira, através de programações por horário, sensores de movimento, sensores de portas e pela localização informada pelo GPS do celular. Também conta com um sistema de alarme configurável virtualmente. Em caso de violação, uma notificação "PUSH" aparece no celular e um email é enviado com a imagem do local.

No home theater o MediaCenter armazena filmes, músicas e fotos, reproduz filmes em HD e em 3D e permite acesso aos arquivos de mídia de qualquer computador. A smart TV reproduz filmes online e tem função DLNA (para reproduzir mídias enviadas diretamente do notebook, tablet e smartphone). Se a campainha tocar, uma notificação no tablet/smartphone informa o proprietário, mesmo se estiver fora de casa.


O quarto de crianças está sempre monitorado pela câmera IP Foscam, mesmo no escuro, ainda conta com movimento horizontal/vertical controlado remotamente, além de captar o som do ambiente. A iluminação controlada pela automação pode ser dimerizada para não acordar as crianças mas permitir que o quarto não fique totalmente no escuro. A automação também conta com um termômetro digital e assim não deixa o quarto chegar em temperaturas desagradáveis.

Na suíte do casal, um computador conectado a tv permite assistir filmes online, visualizar a câmera do quarto de crianças e reproduzir arquivos do MediaCenter (fotos, vídeos e músicas). A tv é controlada pela automação e o computador também é controlado pelo tablet/smartphone, ou seja, não precisa de controle remoto, nem mouse, nem teclado e deitado na cama se controla tudo.